Confeiteiros enfrentam Prova Técnica mais difícil da temporada na Semifinal do Bake Off Brasil 11

Bake Off Brasil define os finalistas da temporada neste sábado (13)

Bake Off Brasil define finalistas da temporada com provas cada vez mais desafiadoras (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Neste sábado (13), o Brasil conhece os finalistas da 11ª temporada do Bake Off Brasil: Mão na Massa. A apresentadora Nadja Haddad motiva os competidores, “Para vocês chegarem na nossa grande final, vocês precisam dar um verdadeiro espetáculo na nossa tenda. Mais do que nunca, vocês precisam garantir o Mamma Mia do Giuseppe, o coraçãozinho da Beca e os aplausos do pessoal de casa. Arrasem, porque o show não pode parar na véspera.”


Para avançar na competição, os confeiteiros se inspiram no bolo “Espetáculo das Sensações”, que representa diversas nuances do entretenimento e homenageia o multiartista Charlie Chaplin, que dedicou mais de 75 anos de sua vida à arte do cinema, da mímica, do teatro e da música. O preparo reúne várias técnicas de confeitaria, incluindo pasta americana, pastilhagem, pintura à mão, modelagens e efeitos especiais. Os sabores também contam uma linda história e trazem uma curiosidade sobre Chaplin: a massa leva cacau black, um cacau mais escuro e de sabor mais intenso, que acompanha um recheio cremoso inspirado em um doce que a mãe do artista fazia, um arroz-doce, gesto de amor que marcou sua infância e transformou o pouco em um espetáculo.

Os semifinalistas devem apresentar um bolo com pelo menos dois andares, sendo um deles obrigatoriamente verdadeiro, com no mínimo 20 cm de diâmetro e ao menos um sabor de recheio dividido em duas camadas. Na decoração, precisam trazer um efeito especial e uma modelagem 3D com no mínimo 10 cm de altura.

A chefe confeiteira Beca Milano ajuda os competidores com dicas essenciais, “Hoje vocês terão que apresentar um efeito especial no bolo de vocês e, para isso, como vocês sabem, a estrutura do bolo é fundamental. Vocês estão acostumados a usar pasta americana nas decorações, mas hoje, dependendo da decoração que vocês fizerem, eu indico que utilizem a pastilhagem, que é outro tipo de pasta de açúcar com secagem mais rápida e mais resistente.”

O chefe Giuseppe Gerundino reforça a importância do impacto visual do bolo, “Quando o tema é espetáculo, o doce precisa causar aquele impacto de primeira. Tem que ter aquele brilho, aquela harmonia nas cores, e a minha dica é que efeitos especiais podem ser um ótimo recurso para causar comoção na cena de hoje. Tem que valorizar toda a composição, tem que destacar ainda mais a criatividade de vocês. Tudo tem que ser bem planejado, com equilíbrio e propósito.”

Na prova técnica mais decisiva da temporada, os confeiteiros devem reproduzir uma vitrine de mini entremets. A estrutura da vitrine é toda feita com chocolate meio amargo e finalizada com flocagem vermelha; na tampa, aparece a logo do Bake Off Brasil. No interior da caixa, prateleiras exibem quatro mini entremets. Cada um deles é composto por massa de amêndoas, mousse de chocolate e uma compota de laranja. Dois deles são finalizados com glaçagem laranja e decorados com damascos, flores comestíveis e uma lasca de chocolate finalizada em dourado. Nas outras duas unidades, a finalização é feita com glaçagem amarela, framboesas frescas e uma lasca de chocolate também finalizada em dourado.

Os três confeiteiros que mais se destacarem ganham vagas na Grande Final, e o participante com o pior desempenho deixa a competição.

O Bake Off Brasil: Mão na Massa vai ao ar neste sábado, às 20h45, no SBT.

Divulgação: SBT /  Portal TV e Streaming.


Comentários

As postagens deste blog são organizadas na data em que cada episódio foi ao ar.

Fique por dentro: